-
Arquitetos: Roberts Gray Architects
- Ano: 2024
-
Fotografias:Sam Hartnett, Casey Moore
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado a poucos passos do centro urbano de Wanaka, este terreno é ocupado pelo cliente há mais de 20 anos. Com a transformação de Wanaka de uma cidade tranquila em uma área urbana movimentada e destino turístico, o cliente procurou um projeto que fosse um refúgio adaptável e intergeracional, capaz de se ajustar à constante evolução e adensamento da cidade.
Em resposta às mudanças na paisagem, a fachada voltada para a rua é intencionalmente abstrata, oferecendo apenas pistas do que está por trás. Ao entrar, a casa revela um design que é ao mesmo tempo formal e fluido. Essa adaptação aos diferentes modos de viver varia com as estações. No inverno, um hall de entrada escuro e pouco iluminado leva a um interior iluminado naturalmente, com vistas para as montanhas. No verão, um caminho de pedras conecta uma série de jardins a um amplo pátio central no coração da casa.
Uma paleta reduzida de materiais naturais estabelece uma continuidade entre o interior e o exterior. O uso desses materiais influencia todos os aspectos do projeto, desde os detalhes dos acabamentos até o tamanho e as aberturas de cada cômodo. Essa atenção aos detalhes demonstra uma forte colaboração entre a equipe do projeto. O paisagismo, por outro lado, é mais solto e contrastante, com bordas irregulares no pavimento de pedra e plantas que variam em altura e densidade ao longo das estações, equilibrando as formas exatas da arquitetura.
O projeto é composto por formas geométricas sólidas, dispostas de maneira a criar um equilíbrio entre áreas abertas e fechadas. Essas formas são conectadas por um sistema de telas leves, pátios e aberturas estrategicamente colocadas, que criam efeitos dinâmicos de luz e sombra no interior. O resultado é um refúgio urbano no meio da paisagem movimentada de Wanaka, que convida as próximas gerações a aproveitá-lo no futuro.